Viajando nos caminhos de Deus e surfando nos seus conselhos!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

A cegueira espiritual e a hipocrisia do povo



9 Tardai, e maravilhai-vos, folgai, e clamai; bêbados estão, mas não de vinho, andam titubeando, mas não de bebida forte.
10 Porque o SENHOR derramou sobre vós um espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, vendou os profetas, e os vossos principais videntes.
11 Por isso toda a visão vos é como as palavras de um livro selado que se dá ao que sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não posso, porque está selado.
12 Ou dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não sei ler.
13 Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;
14 Portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro; porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá.
15 Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do SENHOR, e fazem as suas obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece?
16 Vós tudo perverteis, como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Não me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe.
17 Porventura não se converterá o Líbano, num breve momento, em campo fértil? E o campo fértil não se reputará por um bosque?
18 E naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e dentre a escuridão e dentre as trevas os olhos dos cegos as verão.
19 E os mansos terão gozo sobre gozo no SENHOR; e os necessitados entre os homens se alegrarão no Santo de Israel.
20 Porque o tirano é reduzido a nada, e se consome o escarnecedor, e todos os que se dão à iniqüidade são desarraigados;
21 Os que fazem culpado ao homem por uma palavra, e armam laços ao que repreende na porta, e os que sem motivo põem de parte o justo.
22 Portanto assim diz o SENHOR, que remiu a Abraão, acerca da casa de Jacó: Jacó não será agora envergonhado, nem agora se descorará a sua face.
23 Mas quando ele vir seus filhos, obra das minhas mãos no meio dele, santificarão o meu nome; sim, santificarão ao Santo de Jacó, e temerão ao Deus de Israel.
24 E os errados de espírito virão a ter entendimento, e os murmuradores aprenderão doutrina.

O povo realiza seus rituais religiosos (verso 13), mas seu coração está longe do Senhor. A cegueira não é resultado pretendido por Deus, mas a conseqüência inevitável de persistir no caminho da desobediência ao Senhor. A experiência pessoal com Deus está ausente na vida do povo, um stado comparado a um sono profundo (verso 10). A desobediência tornou o povo de Deus incapaz de entender sua mensagem. Deus despertaria seu povo realizando uma obra maravilhosa em seu meio (verso 14). Os líderes de Judá são condenados por sua letargia espiritual e desobediência ao Senhor (verso 10,15,16) .

Tenho refletido muito em Deus, posso afirmar que essa meditação tem me feito enxergar novos propósitos, novos horizontes. [Tenho muito a comentar dessa passagem que acredito que Deus falou ao meu coração nesta manha, mas como estou atrasada e quero muito publicar, postarei a passagem e depois edito meus comentários a respeito].

Fonte:  Bíblia Almeida, corrigida e revisada fiel