Viajando nos caminhos de Deus e surfando nos seus conselhos!

sábado, 13 de outubro de 2012

31 dias orando com a Palavra - 1º dia



31 dias orando com a Palavra

Dia 1 – Pai Nosso – Lucas 11:1-13
“Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.” Lucas 11:10

Olá! Você já pensou o privilégio que nos temos de podermos conversar com o Deus Todo Poderoso? Orar é um dos maiores presentes que Deus nos deu. Um canal de comunicação com o Rei dos Reis, o Pai Eterno, o nosso Deus!
Mesmo sendo tão bom sabermos isso, em alguns momentos ainda sentimos dificuldade em orar, por diversos motivos. Como encontramos no texto de Lucas, os próprios discípulos sentiam dificuldade em orar, por isso um deles foi até Jesus e disse: “Senhor, ensina-nos a orar...”
Quantas vezes nos sentimos tão frágeis para orar, ou em quantos momentos nos falta fé pra crer naquilo que oramos, ou até mesmo nos distraímos em meio à oração de tal maneira que parece que nossa oração não faz sentido algum. Mas quando cremos que Deus está conosco e que Ele nos ouve, podemos nos posicionar em fé
Orar é mais simples do que imaginamos, mas requer de nós, muito além das palavras, uma atitude que expressa a nosso desejo e, além disso, nossa necessidade de falarmos com Deus. Através da oração que ficou popularmente conhecida com a Oração do Pai Nosso, Jesus nos ensina princípios valiosos que podemos usar na nossa vida de oração. Podemos destacar algumas:

1.       Simplicidade
A oração modelo que Jesus faz é de uma simplicidade tamanha. São apenas algumas frases, não há enfeite, não há frases de efeito, não há linguagem rebuscada. Há sim uma simples expressão de quem tem intimidade com o Pai.  A oração de Jesus fala da vida cotidiana, do pão de cada dia, da necessidade do perdão e do apoio de Deus em meio as tentações. Pense nisso quando for orar. Na simplicidade há verdade e não há hipocrisia. Que tal compartilhar com Deus sobre aquilo que você tem enfrentado no dia a dia? Compartilhar alegrias, medos, dúvidas, sem precisar enfeitar ou esconder-se atrás da máscara da religiosidade?

2.       Profundidade
A oração de Jesus, apesar da simplicidade de suas palavras, não se torna superficial. Mesmo não sendo rebuscada, nem mesma uma longa oração, Cristo consegue se apresentar diante de Deus lhe apresentando tanto as necessidades físicas, quanto emocionais e espirituais. O Mestre nos ensina que podemos ser profundos, amplos, mesmo quando as palavras são poucas. É um convite a não nos esquecermos a uma ou outra área que achamos ser mais carentes de oração, podemos nos achegar a Ele e apresentarmos tanto o corpo, quanto a Alma e o Espírito!
3.      
Ao terminar de orar, Jesus explica aos seus discípulos que a oração só faz sentido quando acreditamos naquilo que estamos dizendo. Quando acreditamos que Deus está nos ouvindo, temos a expectativa da resposta, esperamos que a porta seja aberta e sabemos que a oração tem sua importância na nossa vida cotidiana. Jesus não estava ensinando um mantra ou palavras mágicas. Ele estava nos ensinando que podíamos crer em Deus, que é pessoal, que ouve e que deseja participar do nosso dia-a-dia. Cada expressão dita enquanto oramos precisa ser envolvida em uma plena confiança que não estamos falando só, mas que o Espírito Santo de Deus está participando conosco dos nossos períodos de oração! Como é bom saber isso!

O meu convite a você agora é que, a partir do modelo de Jesus, faça também a sua oração. Lembre-se, não precisa ser não muito rebuscado, ou palavras difíceis, basta ser verdadeira. São as questões simples do dia a dia que nos levam a orar. Não se detenha em apenas uma questão, ore de forma profunda, lembrando-se que Deus deseja trabalhar em todas as áreas de sua vida! E acima de tudo, creia que Ele está te ouvindo. Não permita que as distrações, que as suas fragilidades, que a voz de engano te distancie do Senhor. Peça ao Espírito Santo intercede por você e com você neste momento. Saiba que antes de uma grande corrida, começamos primeiramente dando pequenos passos. Dê um passo de fé hoje e ore ao Senhor!
Deus te abençoe neste dia!

                               Pr. Michel Barros
Dica: Reserve um horário na sua agenda para que você tenha diariamente seu momento de oração. Começar o dia orando permite que o seu espírito esteja mais atento durante todo o dia! Aproveite para memorizar o versículo em destaque, repetindo-o durante o dia.

Leia mais em: Mateus 6:5-14 e 2ª Tessalonicenses 3:1-5
Coloque aqui seus motivos de oração: