Viajando nos caminhos de Deus e surfando nos seus conselhos!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Eu quero compromisso - O que devo esperar do pretendente? Parte 3


Provérbios 13:16 - ¶ Todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura.

O relacionamento cristão, ou compromisso é uma preparação para uma decisão importante de sua vida, que é o casamento. O relacionamento é uma oportunidade que Deus nos dá de fazermos essa escolha com consciência, pois a Igreja de Cristo acredita que o casamento é indissolúvel.

É preciso que o cristão tenha cuidado, vigie, não há namoro na Bíblia, esse é um costume mundano, e não de Deus. A palavra “namoro”, do Latin “farelamore”, significa “fazer amor”, o que já diz tudo o que acontece quando as pessoas decidem “namorar”.

Antes de aceitar compromisso com uma pessoa, observe o seguinte:

(1) esta pessoa mostra ser responsável com sua vida e com sua fé em Jesus Cristo?;
(2) é esforçada, trabalhadora e com visão clara de futuro?;
(3) honra pai e mãe?;
(4) tem objetivos claros para sua vida ministerial?;
(5) ama você de verdade?

Caso a resposta seja "não" em qualquer um desses critérios, é provável que essa pessoa não seja adequada para você.

Minitração Pastor Sérgio Fernandes (com alterações)
Site: Amor em Cristo/Devocionais

Um comentário:

  1. O compromisso é uma aliança de oração entre um homem e uma mulher adultos que visa a confirmação de Deus sobre o futuro daquele relacionamento, se é para separar e ficar só na amizade, ou se é para casar e ficarem juntos para o resto da vida.
    O “Compromisso” é um período mínimo de 3 meses, onde o casal não se toca, não tem contato físico nenhum, onde ambos estarão se conhecendo, conversando muito, e principalmente orando para que Deus fale aos corações (e de seus líderes) se aquele relacionamento tem futuro, se é da vontade de Deus.
    O compromisso não deixa “marcas” ou feridas nas pessoas, nem se terminar, nem se casar.
    Existe uma paráfrase que diz: “Aprenda a amar apropriadamente. Você precisa usar a cabeça e testar seus sentimentos, para que seu amor seja sincero e inteligente e não um sentimento exagerado.” É por causa das paixões exageradas que não existe inteligência funcionando para avaliar.
    A Bíblia diz que, de tudo o que se deve guardar, o mais precioso é o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
    Comentários: usuário Benedikt
    Sabedoria do amor: A Bíblia diz, em Fl 1:9-10: “E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o dia de Cristo”.

    ResponderExcluir